Vale Conhecer: La Cité du Vin

por Eduarda D'Agostini

Com o projeto iniciado em 2008, La Cité du Vin, o maior parque temático de vinhos do mundo, foi inaugurada em junho de 2016. Projetada em um prédio com design inspirado em um decanter, o espaço tem mais de 13 mil m², divididos em 10 andares, e uma torre de 55 metros de altura. Toda essa estrutura com impacto ambiental controlado.


É uma instalação única, dedicada ao universo e à herança viva do vinho e tem como objetivo proporcionar experiências culturais e sensoriais aos visitantes, que, nos seus primeiros 12 meses de atuação, foram mais de 400 mil de todo o mundo.
Tirando inspiração de parques temáticos e museus, ao mesmo tempo em que não adota as formas tradicionais de nenhum deles, La Cité du Vin oferece o Tour Permanente, as Exposições Temporárias e um programa cultural rico e variado, durante todo o ano – shows, workshops, reuniões e debates se sucedem em um ritmo sustentado. E ainda:
  • Três áreas de degustação;
  • Uma sala de leitura acessível gratuitamente, com mais de 1500 livros disponíveis em
  • várias línguas, relacionados ao mundo do vinho;
  • A boutique conceito de 250m², um espaço moderno e elegante aberto a todos, oferecendo uma seleção de objetos, livros, itens de edição limitada e souvenirs relacionadas ao mundo do vinho;
  • Três diferentes áreas de alimentação;
  • A área de informação das Rotas do Vinho no piso térreo para sair e reservar uma visita a vinhas em Bordeaux ou em outros lugares.

O TOUR PERMANENTE

Trata-se de uma jornada ao longo dos tempos, em inúmeras culturas e civilizações, possibilitando que os amantes do vinho conheçam mais sobre os principais produtores mundiais. A visita do Tour Permanente inclui um aparelho portátil que permite interação em 8 idiomas diferentes.
São 3.000m² com 19 módulos temáticos e mais de 10 horas de conteúdo através de mais de 120 produções audiovisuais. Foram cerca de 100 experts e especialistas entrevistados para criar todo esse conteúdo.
Dizem que a visita completa dura aproximadamente duas horas, fiz em três e ainda senti que faltou muito, por isso, aconselho a reservar uma tarde para o passeio!


 1. Le tour du monde des vignobles

(O tour mundial dos vinhedos)


Nos quatro cantos do mundo, o homem cultiva videiras em uma ampla variedade de condições naturais – são os famosos terroirs. Logo ao entrar no Tour Permanente de La Cité du Vin, nos deparamos com um passeio que nos mostra essa incrível diversidade e a beleza de paisagens de mais de 20 regiões vinícolas ao redor do mundo, em 17 países, todas vistas de cima projetadas em três telas gigantes. Há quem diga que não, mas ficamos esperando só pra ver se o Brasil irá aperecer nas telas... e lá está ele! Entre os países do Novo Mundo, podemos ver imagens de vinícolas daqui.

2. Planètes vin

(Planetas de Vinho)


Explore paisagens vitivinícolas, desde as encostas mais acolhedoras até os lugares mais hostis, e descubra como os climas condicionam a cultura da videira. Aqui você encontrará uma série de globos interativos que convidam os visitantes a aprender mais sobre o cultivo de videiras de uva em todo o planeta.

3. La table des terroirs

(A mesa de terroirs)


O terroir de um vinho é composto por vários elementos: o solo, o clima, a localização, mas também a história, as tradições e o know-how dos homens que ali trabalham todos os dias. Nesta seção casa mesa interativa mostra um terroir diferente, ao mesmo tempo que você visualiza e interage com a paisagem da mesa, você pode ouvir relatos e experiências de 50 vinicultores de 10 regiões vinícolas de todo o mundo. É sensacional estar cara a cara com personalidades admiráveis do mundo do vinho - eles contam com paixão o que torna seus vinhos únicos.

4. E-Vigne

(E-videira)


Estrutura em madeira que se extende em formato de videira pela parede e em cada galho traz um tablet que representa uma variedade de uva diferente. São 18 tablets de tela sensível ao toque que permitem aos visitantes descobrir mais sobre cada um destes varietais.


5. Les métamorphoses du vin


(As metamorfoses do vinho)


Você sempre quis entender a extraordinária aventura de transformar uvas em vinho? Nesta sala com várias telas interativas é possível aprender um pouco sobre a colheita, a fermentação, o amadurecimento, o envelhecimento do vinho... Descubra os segredos dos vinicultores de todo o mundo! 

6. Portraits de vin

(Retratos de Vinho)


São 6 garrafas gigantes, que de cara chamam atenção pelo design. Cada uma é dedicada a um tipo diferente de vinho: brancos, tintos, rosés, espumantes, fortificados e licorosos. Através das telas interativas, no interno das garrafas, é possível descobrir mais sobre a história, curiosidades e características de cada um desses vinhos.

7. Les vins au fil de l'eau

(Os vinhos sobre a água)


A história do vinho está diretamente ligada a rios e mares. Deixe que estes 5 painéis animados te contem, através de ilustrações das grandes rotas de rios e cruzamentos oceânicos, a história destes caminhos que levam o vinho para mercados em todo o mundo há séculos.

8. A bord!

(A bordo!)


Em uma outra sala de cinema em formato de barco, continue aprendendo sobre as gerações de comerciantes de vinhos em sua viagem épica para trazer vinho para os quatro cantos da terra.

9. La galerie des civilisations

(A galeria de civilizações)



O mais parecido de um museu que você encontrará aqui. Uma galeria de objetos (alimentos, remédios, objetos sagrados, presentes preciosos) e interações que proporcionam uma aventura arqueológica em busca das grandes civilizações do vinho: dos túmulos egípcios aos jantares do século XVIII, dos simpósios gregos aos tempos difíceis do século XIX.

10. Le mur des tendances

A parede das tendências




Nesta parede cada garrafa transparente nos mostra um conteúdo diferente, uma tendência. No século 21, o mundo está mudando e a imagem do vinho o acompanha: arquitetos e designers redesenham todos os dias o grande espetáculo do vinho de todos os ângulos. Seja surpreendido com essas novas práticas e procure as últimas tendências da cultura do vinho contemporâneo.

11. Le buffet des 5 sens

O buffet de 5 sentidos



Desde o nosso nascimento, cinco sentidos nos permitem descobrir o mundo. Viva uma aventura individual através de recipientes de vidro com conteúdos diferentes que apresentam aos visitantes a arte de provar e despertar os sentidos com uma profusão de cores, imagens, sabores e aromas. Viva uma experiência lúdica! Exercite seus sentidos, aproveite cores, brinque com imagens e aromas. É simplesmente incrível! Amei!

12. Le banquet des hommes ilustres

O banquete de homens ilustres



Outro mini cinema com um filme que mostra um jantar muito especial, com ilustres personagens como Voltaire, Churchill e Napoleão, discutindo seus vinhos favoritos – alguns que já nem existem mais.

13. Boire et déboires

Bebidas e contratempos

Poetas, escritores, ilustradores... todos testemunharam as ligações entre o álcool, o indivíduo e a sociedade. Sente-se em uma grande poltrona e, em uma tela no chão, examine o paradoxo eterno através de obras de arte, música, literatura e cinema, navegando pela história para conhecer os personagens que tentaram retratar as diferentes facetas dessa relação complexa entre o homem e o vinho.


14. Tout un art de vivre

Uma arte de viver




Do piquenique mais modesto aos banquetes mais refinados celebra-se uma certa arte de viver. Dentro de uma sala fechada e escura você encontra uma mesa posta, que, de forma interativa, apresenta uma série de animações que destacam o vínculo entre vinho e gastronomia. Descubra a arte de servir vinho que, desde a antiguidade, usa gestos precisos, códigos e pratos especiais.

15. Tête à tête avec les experts

Encontro com os especialistas





Tudo o que você sempre quis saber sobre o vinho... você chega e senta-se em uma cadeira com uma tela na frente, a partir daí está promovido um encontro personalizado com os principais especialistas mundiais: críticos, chefs, sommeliers e até mesmo médicos e advogados. Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre o mundo do vinho, desde saúde até as leis do vinho.

16. Bacchus et Vénus

Bacchus e Venus



Pintores, escultores, romancistas... Muitos artistas, de todos os tempos e origens, organizaram a relação entre vinho e amor. Em mais um mini cinema, desta vez com uma tela no teto, tire um breve momento de calma e relaxamento e aprecie obras de arte de toda a história.


17. Le vin divin

O vinho divino


Um espaço para contemplação e reflexão, são mosaicos com vídeo e áudio permitindo aos visitantes descobrir as relações formadas entre o vinho e as religiões ao longo da história.

18. Bordeaux, une ville, un vignoble

Bordeaux, uma cidade, uma vinha



Mesas e telas interativas e sensíveis ao toque permitem aos visitantes descobrir as formas como o comércio do vinho moldou a cidade e as vinhas de Bordeaux. 

19. La grande saga de Bordeaux

A grande saga de Bordeaux



Um filme espetacular que conta a história épica de como uma região vinícola lendária provocou o surgimento de uma cidade portuária internacional.

Le Belvédère

O Belvedere

Do alto dos seus 35m, no 8º andar de La Cité du Vin, o Belvedere nos convida a descobrir a cidade de Bordeaux – a cidade e seus arredores se estendem aos nossos pés em 360°, numa visão panorâmica.



Neste espaço excepcional, um candelabro monumental composto por milhares de garrafas aumenta a singularidade do lugar. E aí vem o ponto alto desta experiência cultural: a degustação de uma taça de vinho dos melhores vinhedos do mundo (50ml).



Muito provavelmente, não iremos degustar um vinho brasileiro, pois temos acesso à essa oportunidade em nosso país. Degustei um espanhol, por preferência pessoal. Porém, para os “não brasileiros”, há muitas opções de vinhos daqui. Com um rodízio de rótulos a cada ano, muitas vinícolas brasileiras já estiveram em destaque no Belvedere: em 2016/17 eram 15 rótulos de 14 vinícolas e no período viegente, 2017/18, são 28 rótulos de 12 vinícolas.

A participação brasileira é viabilizada pelo projeto Wines of Brasil, do Ibravin em conjunto com a Apex-Brasil. “La Cité du Vin foca na história mundial do vinho e proporciona aos visitantes experiências sensoriais com os produtos. A representatividade do Brasil no espaço o coloca em uma importante vitrine, ao lado de grandes países produtores”, comemora o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. “Utilizamos como estratégia a preferência por espumantes devido a aceitação do produto no mercado Externo”, completa o dirigente.

Falta mesmo é uma brasilidade nesse Belvedere para fechar a visita com um clima de happy hour. Mas daí só se La Cité du Vin fosse em um país latino mesmo. De quelquer forma, a degustação e a contemplação da paisagem de Bordeaux, fecham a visita com chave de ouro!

Exposições temporárias

O salão de colunas, com quase 700m², foi concebido para sediar duas exposições culturais por ano. As exposições temporárias representam parte da riqueza do ofício cultural de La Cité du Vin. Na Primavera, uma grande exposição de arte com duração de três meses e, no Outono, a oportunidade de um território vitivinícola (uma região ou um país) se tornar uma Região de Vinhos convidada a expor.

Wine & Music, concords and discords (do século 16 ao 19)
23 de Março a 24 de junho de 2018
La Cité du Vin revela a riqueza das ligações entre o vinho e a música através de uma viagem sensível e audiovisual, que por sua vez evoca as artes da pintura, da música e do palco.

LEGENDA
Ibravin: Instituto Brasileiro do Vinho
Apex-Brasil: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

FONTES
Assessoria de Imprensa Ibravin
Assessoria de Imprensa La Cité du Vin
www.ibravin.org.br
www.laciteduvin.com
www.vinexpo.com

FOTOS
Anaka / La Cité du Vin / XTU architects

Comentários

  1. A leitura do texto "Vale Conhecer: La Cité du Vin" é um estímulo para arrumar as malas e seguir para Bordeaux.
    Lorena Benathar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?