Conheça os diferentes tipos de cerveja


Existem centenas de estilos de cervejas com as mais diversas características. A variedade é quase tão grande quanto a do vinho, sendo possível transformar em belas harmonizações gastronômicas. 

Já os tipos de cerveja remetem a qual família ela pertence e também sobre o seu processo de fabricação. Ao contrário dos estilos que são vários, os tipos são apenas dois: Ale e Lager. A diferença entre as duas é a espécie de levedura e seu posicionamento no tanque, durante a fermentação. 

Família Ale: A fermentação ocorre dentro de um ambiente com temperaturas altas, entre 15º e 24º graus, em alguns casos até mais que isso no curto tempo de três a cinco dias.. São cervejas mais encorpadas e o seu sabor varia entre o doce ao amargo e sua cor também acompanha o ritmo variando das mais claras até as mais escuras. 

Algumas subdivisões 

- American Pale Ale 
- English Pale Ale 
- American Amber Ale 
- American Strong Ale 

Família Lager: Esse é o estilo mais consumida no Brasil. O fermento utilizado inicia sua fermentação em temperatura mais baixa, por volta de 6 a 12 graus, ficando acumulado no fundo dos tanques. É conhecida como a família das cervejas de baixa fermentação, que são douradas e filtradas, mas possuem algumas versões mais escuras. 

Algumas subdivisões 


- Light Lager ou Pale Lager 
- Pilsner
- American Lager
- Premium Lager
- Helles 
- Dortmunder Export
- Dry Beer ou Japanese Rice Lager


Fonte: https://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/tipos-de-cerveja/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?