Que vinhos degustar no verão?

Aos consumidores de vinhos, o verão pode não parecer uma época muito apropriada para o seu consumo. Isso porque, as baixas temperaturas do inverno, associadas a refeições mais elaboradas, levam à vinhos que aquecem, como os tintos e encorpados. Se as uvas tintas dominam a estação mais fria do ano, o verão é marcado pelos brancos, rosés e espumantes, que são mais leves, refrescantes, podem ser servidos gelados e ótimos para beber entre amigos.


Para escolher bons rótulos, você deve procurar por vinhos gastronômicos e vinhos aperitivos. Os vinhos gastronômicos são aqueles que harmonizam com uma boa variedade de alimentos, como frituras, queijos, carnes e frutos do mar. Já os vinhos aperitivos são aqueles que podem ser bebidos sozinhos, sem estarem acompanhados de comida, proporcionando leveza e refrescância, com uma acidez bem equilibrada. Por isso, para o verão escolha vinhos refrescantes, de preferência os que são servidos gelados, como os espumantes vinhos brancos e rosés.
Os espumantes ideais são aqueles que tem menos densidade e corpo. Dê preferência aos que possuem menos teor alcoólico, como é o caso da uva Prosecco, pois costumam ser mais leves. Os espumantes do tipo Ice, que são servidos com gelo, também são uma boa pedida.
Quanto aos vinhos brancos, opte pelos sem madeira, de safras recentes e não desdenhe os vinhos verdes portugueses. Castas como a Chardonnay, Sauvignon-blanc e Riesling lideram a lista de mais indicadas para a época, pois originam vinhos com menor teor alcoólico e que costumam ser mais secos e leves, jovens e menos complexos, casando perfeitamente com pratos característicos do verão. Os rosés mais clarinhos e bem elaborados merecem uma chance.
Mas tintos também são bem-vindos no verão. Os sem madeira, jovens e simples são os mais indicados. Uvas como Gamay, Cabernet Franc, alguns Pinots mais singelos, algumas castas italianas e portuguesas são as melhores sugestões.

Fontes
Boccati | O Globo | Revista Adega

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?