Como harmonizar sua ceia de Natal


Uma das melhores épocas do ano está chegando, a noite de Natal e, adicionar um bom vinho à mesa deixará esse momento ainda mais perfeito. Para ajudar, seguem algumas dicas de harmonização com os pratos mais tradicionais da ceia natalina.

Peru: Com sabor marcante, harmoniza com tintos de média estrutura e acidez agradável, sem excesso de teor alcoólico. Um Pinot Noir do Velho Mundo e os tintos portugueses do Douro são excelentes opções.

Carnes Suínas: Podem ser harmonizadas com vinhos tintos ou brancos. Pernil e costelinha que são mais gordurosos combinam com os vinhos espanhóis da casta Tempranillo, com o Pinot Noir do Novo Mundo ou com o Merlot tradicional. Já lombinho e picanha suína que são carnes mais suaves, pedem vinhos brancos, como Sauvignon Blanc brasileiro ou chileno ou um Chardonnay com notas de madeira mais acentuadas.

Bacalhau: Para pratos com bacalhau, dê preferência aos vinhos aromáticos e jovens, brancos com algum corpo e perfumados, com acidez, sem madeira, jovens e frutados. Pode ser harmonizado também com os rosés e com os tintos ligeiros e suaves de taninos, frutados e macios. Espumantes jovens e frutados também são boas opções.

Salpicão: Os vinhos ideais para harmonização são os do Novo Mundo, os Chardonnays chilenos e australianos, sem passagem excessiva em barrica.

Nozes e Castanha: Prefira os espumantes brut ou brancos leves com boa acidez, que ajuda a amenizar a sensação de gordura no paladar.

Panetone: Como o panetone é doce, o vinho deve necessariamente seguir esse mesmo teor. Por isso, é recomendável evitar rótulos mais secos. Os que levam frutas cristalizadas, os italianos Asti e Moscato são os mais indicados.  Já com o chocotone, o vinho do Porto é o que harmoniza melhor, principalmente o do tipo ruby ou, para quem prefere algo menos doce e encorpado, o porto dez anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?