Grapa, bagaceira, marc, orujo!

A grappa, do lombardo “grapa” ou do piemontês “rapa”, são nomes que designam o bagaço da uva. Essa bebida surgiu no século XVI, entre os vinicultores italianos. Dizia-se que era boa para esquentar as pessoas no inverno, graças ao seu alto teor alcoólico que varia entre 40% e 50%. É semelhante à nossa cachaça. É elaborada a partir do bagaço de uvas (cascas, sementes, polpa e engaços) remanescentes da prensagem, fermentado e destilado diretamente por vapor de água. Embora outros países também produzam essa bebida, só a italiana pode usar esse nome. Em Portugal recebe o nome de bagaceira; na França, é conhecida como marc; e, na Espanha, é chamada de orujo.

 Grappas

Existem os seguintes tipos de grappa:
  • Giovane: armazenada em tanques de aço inoxidável por seis meses, é incolor e concentra aromas e sabores da borra do vinho que foi destilado. 
  • Invecchiata: envelhecida durante meses, ou até anos, em barricas de madeira, tornando-se suave e adquirindo a cor âmbar.
  • Varietal: feita a partir de uma única variedade de uva, como Nebbiolo, Sangiovese, Lagrein, Prosecco, Moscato, entre outras, que vem indicada no rótulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?